segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ISO

ISO é o nome usual com o qual é conhecida a International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização). É uma entidade fundada em 1947, sediada na Suiça, que congrega organismos de normalização nacionais, cuja principal atividade é a de elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho nas mais diversas áreas da sociedade exceto no setor eletro-eletrônico onde a responsabilidade fica a cargo da International Electrotechical Comission.

O Brasil é representado na International Organization for Standardization através da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Apesar da entidade ser denominada International Organization for Standardization as normas são codificadas com ISO e não como IOS. Algumas revistas especializadas, sem um caráter oficial, definem a origem da codificação ISO, ao invés de IOS, como sendo uma referência ao prefixo "iso" que denota homogeneidade ou seja o papel da normalização.
Para que serve o certificado ISO 9000?

O certificado ISO 9000 tem como finalidade mostrar ao mercado que a empresa em questão mantém um Sistema de Garantia da Qualidade, o que significa que seus produtos (bens ou serviços) carregam consigo um nível muito baixo de risco associado com a não-qualidade. O certificado ajud
a na tomada de decisão, por parte do cliente, no processo de escolha de seus fornecedores, principalmente quando o custo da eventual não-qualidade, dos produtos adquiridos, é muito alto.

O nome genérico ISO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados com a sistematização de atividades para garantia da qualidade




ISO 9001

É uma norma para Sistema de G arantia de Qualidade. Estabelece o conjunto de ações preventivas necessárias para garantir a qualidade de um produto após as fases de projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.


ISO 9002

É uma norma para Sistema de Garantia de Qualidade. Estabelece o conjunto de ações preventivas necessárias para garantir a qualidade de um produto após as fases de produção, instalação e serviços associados.Não prevê atividades que assegurem a qualidade de um produto durante o projeto

ISO 9003

É uma norma para Sistema de Garantia de Qualidade. Estabelece o conjunto de ações preventivas necessárias para garantir a qualidade de um produto após as fases de inspeção e ensaios finais.Não prevê atividades que assegurem a qualidade de um produto durante as fases de projeto e manufatura.

Nenhum comentário: